Encontrar uma solução ou identificar o problema, o que te desafia mais?
O dia a dia do mundo dos negócios, exige criatividade, jogo de cintura, muita coragem e determinação.
Por melhor e mais estruturados que estejam o planejamento estratégico e os processos internos, todos os dias somos surpreendidos por mudanças no mercado, lançamento de produtos concorrentes, contratempos ou desfalques da equipe, avarias ou danos em equipamentos muitas vezes fora da garantia, entre outros sobressaltos.
Mas a busca por resultados não pode aguardar que tudo esteja andando perfeitamente, que todas as peças encontrem-se em seus lugares, que o mercado se mostre positivo/receptivo. Isso vale para empresas de pequeno, médio e grande porte.
E, para atingir tais resultados, precisamos nos destacar da concorrência, descobrindo caminhos que oportunizem colocar as estratégias em prática, independente do que possa estar acontecendo no entorno.
Neste contexto, comumente clamamos por quem tem habilidade para encontrar soluções. Geralmente, também é este profissional que receberá os louros!
Porém, muitas vezes, esquecemos que toda solução eficiente começa pela definição do problema. Fazer a pergunta certa pode representar a diferença entre atacar apenas os sintomas ou combater as causas de uma doença!
Portanto, para alcançar o sucesso e o reconhecimento da marca, cabe associar a compreensão da história e dos cenários em profundidade, entendimento das implicações frente as possíveis tomadas de decisão, ciência dos competidores e de seus movimentos, flexibilidade para mudança da lógica do pensamento comum à empresa, sangue frio para enfrentar os dias de tempestade, sem deixar o leme sair do curso.
Nem sempre encontramos todas as habilidades necessárias dentro das empresas, por isso a busca por parcerias e fornecedores externos pode ser salutar para olhar de dentro para fora e de fora para dentro, potencializando a força das tomadas de decisão. E por mais que pareça mais interessante encontrar soluções, a tarefa mais importante, e que deve receber maior atenção da equipe estratégica, é a identificação do problema e a formulação do desafio a ser superado.
PS: E sobre o que diferencia problema e desafio, vamos falar no próximo texto.