A cocriação como apoio à inovação
Se existem palavras onipresentes no mundo empresarial atualmente são: INOVAÇÃO e COCRIAÇÃO.
Antes de falar o quanto uma influencia na outra, deixemos claros os conceitos delas.
Por INOVAÇÃO entende-se toda a novidade que visa entregar novos benefícios dentro de um setor específico ou de um produto, sendo que as inovações podem ser incrementais, evolucionarias, revolucionárias ou disruptivas.
Já a COCRIAÇÃO é um termo surgido oficialmente em 2004, no livro “O futuro da Competição” dos autores C. K. Prahalad e Verkat Ramaswamy. O conceito que logo se disseminou na área de marketing é entendida como uma forma de inovação em que stakeholders passam a participar do processo de criação de um produto, serviço ou empresa.
A importância da cocriação para a inovação só vem confirmar o velho ditado “Quando mais cabeças pensam juntas, melhor será a solução encontrada”.
A diferença é que na cocriação, não é apenas uma equipe interna da empresa que se reúne para troca de ideias e, sim, pessoas de áreas multidisciplinares, que compõem perfis de usuários, mais fornecedores, funcionários, clientes e parceiros passam a opinar e dar ideias com um objetivo apresentado, ampliando pontos de vista e o potencial de se chegar a um resultado totalmente novo.
A cocriação pode acontecer de maneira informal ou seguindo regras e técnicas como o Design Thinking, por exemplo.
Ao realizar um processo de Branding esse conceito é aplicado de forma essencial para se chegar a um novo posicionamento, ou reposicionamento de uma marca.
Desde que a Forza Comunicação foi criada, seu propósito sempre foi trazer essas novas técnicas e conceitos para as empresas de Passo Fundo e região, com o objetivo de fazer um trabalho diferenciado e decisivo com cada cliente, mostrando que é possível inovar, mesmo estando no interior do Estado.
Dentro deste propósito, a Forza já posicionou e reposicionou muitas marcas, entre elas: MML Desenvolvimento Imobiliário, IMED, Roos, Cor do Céu e, mais recentemente, Coasa.
Agora, ao completar 18 anos, uma conquista muito importante chegou como um reconhecimento de todo esse trabalho: o prêmio Top de Marketing ADVB/RS para MML com o case Mood Independência, na categoria Top Inovação em Produto.
O MOOD é um empreendimento em que a Forza participou ativamente da cocriação desde que a construtora adquiriu o terreno, até a montagem do case para a disputa do Top de Marketing ADVB/RS – o prêmio mais importante para inovações mercadológicas no RS e que busca fomentar novos modelos de negócios.
Vencer uma competição estadual que conta com a participação de 1.000 profissionais do mercado para indicar as melhores estratégias e práticas mercadológicas comprova a nossa visão e as nossas ideias sobre a importância do nosso negócio para a geração de valor e novas oportunidades.
P.S – Confira como a Forza ajudou a MML a ser Top de Marketing