Experiência: a nova era do consumo

Experiência: a nova era do consumo

No universo das marcas, a experiência do cliente é a principal protagonista para conquistar diferenciação e fidelização.

Para acompanhar essa tendência é necessário fazer um esforço contínuo e ter rápida adaptação. Porque, no mercado, as mudanças são ágeis e constantes.

Por isso, é necessário um olhar vigilante e aguçado, para acompanhar as transformações do comportamento do consumidor.

Além disso, é fundamental proporcionar vivências únicas, investindo na personalização da jornada do cliente.

Assim, as chances da sua marca aumentar as taxas de conversão, retenção e fidelização irão crescer exponencialmente.

A seguir, entenda como um planejamento focado na experiência do cliente pode transformar a sua marca e os seus resultados.

O que é experiência do cliente?

A experiência do cliente envolve todas as etapas da jornada do consumidor. Ou seja, é a experiência que o cliente tem com a sua marca em todos os pontos de contato.

Em outras palavras, é a imagem que a marca passa para os seus clientes durante uma conversão. E, envolve todas as percepções  que o consumidor atribui, após interagir com ela.

Para obter uma performance de sucesso,  o cliente  deve estar no centro do planejamento, em todas as áreas do seu negócio, por isso, desenvolver uma cultura centrada no consumidor é fundamental.

Também é importante destacar, que as estratégias da marca devem estar alinhadas com aquilo que o cliente busca, suas preferências, valores e causas.

Portanto, deixar claro os valores e defender causas é um diferencial importantíssimo para o seu negócio. Entenda o que pode ajudar a construir essas ações, na sequência.

Os dados guiam suas ações

Para personalizar a experiência do cliente, os dados são o principal aliado.

Porque através deles é possível conhecer o consumidor e obter informações necessárias para compreender o que ele busca.

Assim, é possível executar ações assertivas,  focando no fortalecimento do relacionamento, por meio da empatia, personalização e agilidade.

Entenda, a seguir, as vantagens da experiência como estratégia para o seu negócio.

Por que fazer da experiência uma estratégia do seu negócio?

Marcas que investem em experiência do cliente obtém diversas vantagens competitivas, reduzem o custo de aquisição de novos clientes, aumentam a lucratividade e conquistam fãs para a marca.

Destacamos quatro motivos pra você qualificar a experiência que o cliente tem com a sua marca:

  1. Eleva a fidelização .
  2. Gera identificação
  3. Aumenta os feedbacks
  4. Atrai novos clientes

Se a sua intenção, é atingir esse objetivo saiba que é necessário um esforço conjunto de todos os setores da sua empresa.

Primeiramente, com uma estratégia focada no público-alvo e na personalização.

Porque as pessoas querem mais que produtos ou serviços, elas querem criar relacionamentos e viver experiências de valor.

Pra isso, promover experiências genuínas, que transmitam seus valores, geram confiança e encantamento, aspectos que fazem toda a diferença.

Por fim, lembre-se que, o seu objetivo enquanto marca é criar um ambiente que o cliente possa viver, sentir e desejar o seu produto ou serviço.

Experiência faz sua marca ser desejada

Se você ainda não se convenceu que a experiência pode transformar o seu negócio, temos dados que mostram melhor a sua relevância: 73% das empresas com notas acima da média em experiência do cliente têm desempenho financeiro 44% melhor que seus concorrentes. 

O dado faz parte do relatório Tendências da experiência do cliente 2021da Zendesk.

O levantamento também aponta que 50% dos clientes mudariam para um concorrente após uma experiência ruim.

Já as experiências positivas elevam o nível de satisfação e fazem o cliente querer investir mais.

Ainda, 75% dos clientes estão dispostos a gastar mais para comprar de empresas que proporcionam uma boa experiência.

Portanto, se a sua marca ainda não investe em experiência, é melhor repensar suas ações e começar agora. Para ajudar você nesse processo, trouxemos algumas dicas pra sua marca construir experiências memoráveis.

Como gerar uma experiência incrível e inesquecível?

  • Crie uma cultura na empresa: A satisfação do cliente precisa ser o objetivo central de todos os setores da empresa.
  • Entenda quem é o seu cliente: Estude a fundo para entender quem é o seu cliente e o que ele espera da sua marca.
  • Explore o lado emocional: Crie laços emocionais para despertar desejo.
  • Ofereça um ótimo atendimento: Tenha um atendimento multicanal rápido, eficiente e impecável.
  • Não esqueça do pós venda: Mantenha um canal de relacionamento sempre aberto.

LEIA TAMBÉM

Sua marca pode conquistar clientes em momentos de crise
https://vende.pro.br/sua-marca-pode-conquistar-clientes-em-momentos-de-crise/

Como potencializar oportunidades e vender mais?
https://vende.pro.br/como-potencializar-oportunidades-e-vender-mais/

Quatro formas de experiência que a sua marca pode proporcionar

  1. Sensorial: Proporciona uma interação a partir dos cinco sentidos: audição, olfato, visão, paladar e tato.
  2. Emocional: Cativa as pessoas provocando reflexões sobre suas dores, e encantando, através das soluções que a marca oferece.
  3. Comportamental: Faz da sua marca a representação de uma cultura ou um estilo de vida.
  4. Identificação: Estabelece uma conexão profunda com o público, falando com pessoas que têm as mesmas causas e propósito da sua marca.

Temos um ebook super legal que vai ajudar você nesse processo. Clique aqui.

Conclusão: branding é o caminho para sua marca entregar experiências memoráveis

Em suma, a experiência do cliente é um diferencial para qualquer marca que queira conquistar seu lugar ao sol.

Mas para o seu negócio proporcionar experiências únicas durante a jornada do cliente é necessário investir em um modelo de gestão de marcas, como o Branding.

Porque é através desse método que será viável desenvolver ações para provocar mudanças profundas na cultura da organização, fortalecer a marca e criar laços afetivos com as pessoas.

Além disso, o branding traz ferramentas para mapear a jornada do cliente, identificar todos os pontos de contato e executar ações para qualificar a experiência em cada etapa.

Assim, com uma estratégia assertiva, sua marca irá promover experiências satisfatórias em toda jornada, seja ela online e offline, desde a atração, na venda, e principalmente, no pós-venda.

Afinal, um cliente que viveu uma experiência satisfatória vai se tornar um promotor da marca, e atrair para o seu negócio novos clientes.

#borafazermais?

Marcas fortes emergem a partir da interação com o consumidor, a partir de estratégias consistentes, combinadas para proporcionar uma experiência clara e diferenciada.

A Forza é especialista em construção e revitalização de marcas e acredita que experiência, conhecimento e paixão são os ingredientes fundamentais para gestão eficiente.

Nós ajudamos a sua marcar fazer a diferença no mundo.

Vamos juntos?

Ah, confira alguns conteúdos que podem ajudar sua marca a qualificar a experiência do seu cliente, confira! 😊

QUEM É O NOVO CONSUMIDOR?
https://vende.pro.br/quem-e-o-novo-consumidor/

LEIA TAMBÉM
[EBOOK] Micro-momentos: o horário nobre do consumidor
[EBOOK] Como vender com o Marketing Digital?

Curtiu o conteúdo? Compartilhe nas redes sociais: